sexta-feira, maio 29, 2009

O Brasil na Tailandia

Ontem fui visitar meu amigo Maciek, meu amigo Polones, que de fato vive como um yogi. Ele é uma dessas pessoas de bondade inacreditável. Uma dessas pessoas que exalam compaixão, paz, calma. Quando eu passei um mês na Romênia ele me alimentou praticamente todos os dias. Vendo como eu me alimentava pouco e mal, me convidou para ir como ele a pequena feira da cidade. Assisti-lo olhar as frutas, vegetais e legumes me marcou muita. Praticamente um ritual. Eu nunca tinha visto alguem ficar tao feliz diante de comida. Parecia uma criança numa loja de brinquedos.

E o Maciek escolhia cuidadosamente o que ia levar, conversava com os vendedores no quase nada que sabia de romeno, e sempre saia sorrindo. Ai voltávamos para a pousada onde ele estava ficando, subiamos para o ultimo andar, onde ficava a cozinha, para cozihar. Ou melhor, eu cantava, cortava legumes desastrosamente, e o Maciek e o Carlo cozinhavam. Eles sempre faziam comida a mais. "Caso alguem mais apareça" explicava o Maciek. E sempre, sempre aparecia.

Ontem fui jantar com ele e a Aneta ( sua namorada e minha amiga) no quarto onde eles vivem em Ealing Common. Ealing Common fica bem longe de onde eu moro, e toda vez que eu vou para la e ando pela rua arborizada onde eles vivem eu me sinto transportada para outro mundo. Parece que tudo para, é tao silencioso por la. Como sempre a comida estava deliciosa, e depois de muitas horas passsadas la, me preparei para ir embora. Assim que me levanto o Maciek me diz:

"Tenho uma coisa para voce."

Ele me entrega uma sacolinha e dentro vejo dois livros pequenos com fotos do Brasil. Eu olho para ele meio surpresa e ele continua:

" É para quando voce estiver na Asia. Assim voce pode mostrar de onde veio. As pessoas sempre se interessam. Quando voce nao pode falar muito as imagens sao otimas. As criancas vao adorar."

Eu fiquei ali, boquiaberta...

"Depois voce pode deixar na escola onde voce vai voluntariar."

Eu me senti tao tocada..eu fiquei tão grata.

"Maciek, quando eu mostrar essas fotos eu vou contar de voce."

E eu não sei se vou ser capaz de contar em ingles no meu pequeno vilarejo, mas sei que com certeza nao vou conseguir contar em Thai.. Entao eu conto aqui: que meu amigo Maciek, meu amigo Polones vai ser o responsavel por eu poder mostrar um pouco do Brasil na Tailandia.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal Ju! E au voce esta preparada para a viagem?
bjs
carol

Anônimo disse...

Julieta,

Tem sido um prazer acompanhar seu blog! Voce é de uma sensibiliade incrivel! Eu descobri o descolonizando faz so duas semanas, mas fui voltando, e voltando e fiquei muito tocada lendo sobre tudo que aconteceu com voce. me tocou ver como voce colocou de maneira lirica e singela a experiencia de estar no hospital, o encontro com um mundo diferente do que vc vivia, a sua gratidao por todos que rezaram por voce. Muito tocante!

Ha muitas outras estorias que eu achei tocantes: como a da senhora polonesa que lembra do bolo, a da solidao na paraiba, a dos vermes.

E eu vim parar aqui pois fiz uma busca sobre o Marrocos e o seu blog apareceu. Adorei seus posts de viagem! Mas encontrei tao mais nesse blog do que eu vim inicalmente buscar. Parabens e obrigada. Nao pare de escrever!

Ja estou ansiosa para ler voce contar da "Asia de La"!

Com carinho,
Vera

Baxt disse...

Achei essa historia tao fofa. tem gente que eh fofa - legal, preocupada com coisas que a gente nem imagina.
Sobre o caminho de santiago, estou indo para pensar na vida, me afastar um pouco da minha rotina daqui e pensar coisas diferentes, ver gente diferente. Dar um zoom out da minha vidinha. As vezes eh muito facil (pelo menos para mim) ser tragada pelo dia a dia e perder a perspectiva das coisas.
Alem disso, logico, vai ser bom conhecer lugares bacanas, comer comida espanhola, etc :)
Tomara que vc consiga postar aqui quando estiver na Asia. Faz que nem a Bia, vai escrevendo e guardando, quando achar internet eh so dar upload. Sera que rola de fazer isso?
Beijos, e boa viagem!

Julieta de Toledo Piza Falavina disse...

Carol,

Obrigada!!! Eu na verdade to sem muito tempo para pensar ainda ja que tenho prova nessa sexta e na proxima quarta, e ai ja embarco na quinta :) Mas é claro que to contando os dias :) Tudo que vou me lmebrando que devo levar tipo ( lanterna, repelente, adaptador, tampao de ouvido, etc) vou colocando numa lista,e colocando num canto para na hora de fazer a mala nao ter muito perrengue. Se vc lembrar de algo super importante que eu deva levar me fala ta!!! Beijos

Nossa Vera,

Muito obrigada pela sua mensagem. Eu nem sei direito o que dizer :) Pois é eu comecei a escrever um outro blog quando fui fazer faculdade nos eua. era primordialmente para informar meus amigos das minnhas andancas. Depois fiz uma aula que se chamava descolonizando a mente, sobre coonialismo dentre outras coisas, com um professor marroquino que é uma das pessoas que mais me marcou na vida, um dos meus prof preferidos pela sua enorme capacidade de fazer as pessoas pensarem outside of de box. entao eu criei o meu blog meio em homenagem a ele. era para falar de livros e filmes..... mas eu logo o abandonei, e depois quando voltei, ele virou essa bangunca que é hoje. um pouco de qualquer coisa :) e na verdade eu nunca imaginei que pessoas que eu nao cohecia liam o meu blog. e ai aos poucos foram apareceram mensagens de pessoas que eu nao conheco, algumas eu ate cheguei a conhecer...e eu fico muito feliz em ler essas mensagens. de verdade. entao. muito obrigada pela sua mensagem. e pelo carinho!

BAXT,

Pois é o Macieck é um fofo! Ele tbm me deu fotos para levar para o lino :) Existem pessoas que sao assim todas especiais ne.
Nossa, essa sua viagem vai ser super legal. Escreva tbm! Minha avo esteve em alguma das cidades e diz que é lindo! o que eu sei de uma amiga minha que é de Santiago é que chove muito. Eu nunca vou me esquecer, um dia ela virou para mim aqui em londres e disse " eu detesto esse tempo londrino, é tao seco!" EU fiquei em estado de choque " Como assim seco ???" eu perguntei, ai ela me contou que em SC chovia muito mais. ( mas ela falou especialmente do inverno)!

Eu vou tentar escrever sim. Eu nao vou levar computador nao, que acho meio perrengue, e uma preocupacao a mais que eu nao quero ter. Vou levar um diario. Mas vou tentar escrever pelo menos uma vez por semana :) ( olha o otimismo).

Marcos Menezes disse...

Oi Julieta. Tambem moro em Londres, ha mais de cinco anos, e vi que voce esteve envolvida com Birkbek recentemente. Acabei de terminar meu mestrado na Kings College e queria saber se voce poderia me recomendar a sua Universidade para cursos posteriores uma vez que eles tem cursos que muito me interessam. Fico no aguardo.

Obrigado.

Abs,

Marcos

Julieta de Toledo Piza Falavina disse...

Oi Marcos,

Eu na verdade estudo na LSE. O que voce estuda?

Julieta de Toledo Piza Falavina disse...

Bom, sem mais informacao fica um pouco dificil. A BBK pelo que eu sei é muito conveniente para quem trabalha. Eles se focam em adult education e tem muitos cursos part-time.

Eu nao sei qual sua area entao é meio dificil...Meu marido, esta terminando o dountorado no CBCD (Centre for Brain and Cognitive Development), que é ligado a BBK e é um dos grandes centros de pesquisa com bebes em criancas ( em neurociencia, e estudos de desenvolvimento) no mundo.

Nos demais departamentos eu nao sei muito bem. Eu sei que um amigo meu que fez mestrado na LSE, escolheu a BBK para fazer seu doutorado em filsofia da lei porque achou que la ele tinha bem mais liberdade do que na LSE.