sexta-feira, maio 22, 2009

Na Asia de La



Dia 10 de Junho eh minha ultima prova na LSE, dia 11 eu embarco para Tailandia." You couldn't go any earlier, could you Jules?" Disse um amigo meu. Errado ele, a prova eh durante o dia e eu quase comprei a passagem da noite do dia 10. No fim, achei que era melhor nao ter que me estressar duas vezes no mesmo dia :)

Vou passar 3 meses no Sudeste Asiatico e ainda nao tenho muitos planos. Sempre quis ir viajar sozinha pela Asia meio sem destino. Mas esse sem destino eh quase que impossivel, porque assim que eu compro o tal do guia eu ja vou vendo um monte de destinos. A ideia mesmo do sem destino, eh saber que o destino pode ser mudado la, de acordo com as informacoes de outros viajantes. Assim como eu fui parar no Peru quando cheguei em La Paz. Entao, o meu plano eh inicialmente Tailandia, Laos, e Cambodia, mas pode virar um unico lugar na Tailandia, ou de repente ir ate Malasia, ou quem sabe ate o Vietna.

O que eu sei eh que chego em Bangkok dia 11 de Junho, e parto de la no dia 11 de Setembro. A outra coisa que ficou decidida com a compra do meu LP eh que eu vou voluntariar. Eu ja estava com vontade de voluntariar e quando li sobre projeto Volunthai no LP me inscrevi.

Eh um projeto de um casal Thai/Americano onde voluntarios ensinam ingles a criancas do nordeste da Tailandia ( a area mais pobre e menos visitada). A ideia eh morar com uma familia local, e dar aula 4 horas por dia. Os finais de semana sao livres para viajar, aprender sobre Budismo, e outras atividades. Na minha aplicacao eu tive que escolher entre vila, e vilarejo rural, e no momento de curiosidade antropologica, e coragem eu optei pelo vilarejo rural. "hopefully there will be someone who speaks english there" estava escrito em algum lugar.

Como tenho estado bem ocupada estudando e trabalhando nao tenho tido tempo de estudar mais a fundo a cultura tailandesa e nem tao pouco um pouco de tai. Estou eh claro ansiosa, curiosa, e confessi com um pouquinho de medo, pois eu nem sequer imagino como deve ser morar num vilarejo rural onde eu nao vou entender nada.

O meu segundo plano fixo eh ainda mais complexo. Eu prentendo fazer um retiro de meditacao Vipassana em Chiang Mai ( norte da Tailandia). O retiro inteiro dura 26 dias, e o minimo que se pode ficar sao 10 dias. Eu na verdade estou torcendo para conseguir ficar depois do segundo dia :) 10 eh meu objetivo, mas apesar da minha enorme vontade de fazer esse retiro, eu reconheco que deve ser dificilimo. Sao dias de apenas meditacao e silencio. Dias que comecam cedo e terminam tarde.

Por definicao qualquer pratica contemplativa ( como a meditacao), eh uma pratica de suspensao das atividades analiticas, e discursivas do cerebro. Por isso num retiro de Vipassana ( que eh tambem conhecida como mindfulness)alem de nao falar, as pessoas devem evitar pensar analiticamente, ou imaginar, ou ler, ou qualquer coisa que tire voce do seu objetivo de contemplar a mente. E eh claro que isso eh dificilimo para nos ocidentais! Por isso queridos amigos aceito todo o pensamento positivo para eu aguentar passar os primeiros dias que sao eh claro os mais duros!

Eu andei lendo muito a respeito de meditacao, e particularmente de Vipassana. Muitos laboratorios neuro-cientificos tem estudado meditacao e praticas contemplativas. Eh impressionante os efeitos para o cerebro e corpo. Ha estudos que mostram desde controle de depressao sem remedio, melhora de sistema imunologico, ate o nao afinamento do cortex com a idade. Para quem tiver interesse nesses estudos assistir esse video.

Bom. Por enquanto eh isso. Eu eh claro pretendo manter o blog ativo la da Asia de la. Durante o meu voluntariado deve ser mais facil. Ja no meu retiro impossivel. Se alguem tiver sugestoes de lugares imperdiveis, ou furadas evitaveis nao hesitar em me contatar :) E agora de volta aos estudos!

Nenhum comentário: