segunda-feira, novembro 22, 2010

Mais uma Volta ao Redor do Sol

Sexta feira foi meu aniversário, e eu todo ano escrevo aqui o quanto gosto de fazer aniversário. Eu paro e penso sempre nas voltas ao sol, e hoje em dia meus amigos ao inves de dizerem "Feliz Aniversário" me perguntam das tais volas :) Sinal de que me conhecem bem, ou então de que leram meu blog :) Esta vez portanto, nao vou falar do tanto de emoção que me causa esse pensamento tolo.

Meu aniversario dura mais do que o de muita gente, pois eu começo sempre recebendo mensagens de pessoas de outros fusos que começam a celebra-lo antes, e eu vou celebrando ate o ultimo meridiano. Comecei acordando bem cedo e indo para LSE para o meu seminario de cultura e cognicao. Um seminario so para nos os estranhos do ninho. Dan Sperber tinha vindo de Paris para substituir Maurice Bloch que esta nos EUA.

Aude, minha amiga francesa, que fez seu trabalho de campo na Mongolia chegou trazendo um bolo com vela para celebrar meu aniversario. Entao enquanto ouviamos Dan falar do seu ultimo paper sobre "epistemic vigilance", enquanto faziamos perguntas e comentarios comiamos o bolo da Aude. Nao fazia nem sequer um mes, que ela tinha trazido um bolo para celebrar os 71 anos do Bloch. Bloch que é parente do Durkheim e do Mauss. Bloch que é um dos antropologos que eu mais admiro. Tão surreal é as vezes a vida.

De noite, fiz uma festa. Aquele tipo de festa que vc nao pode convidar todo mundo que quer porque a casa é pequena. E vai convidando todo amigo que encontra porque nao imagina celebrar o aniversario sem mais aquela pessoa. E como sempre essas pessoas vieram. De mundos totalmente diferentes. Os neurologistas, neurocientistas, os antropologos cognitivos, os sociais, os diplomatas, os yogis, os que nao tão nem ai para nada de academico, os que nao concebem a vida sem ciencia, os espirituais, os ateus, os agnosticos, os artistas, os esportistas, os cozinheiros, os tudo isso junto e misturado, e os nada disso.. E ali naquela misutra toda como sempre eu celebrei a vida... dançando, cantando, tocando, virando de ponta cabeca, fazendo acrobacias... e me surpreendendo sempre com a riqueza da diversidade. Tinha gente aqui na minha casa de todos os continentes. E o que eu gosto mais de tudo é observar essas pessoas que nao se conheciam antes, que vem de mundos tão distintos se misturarem, se encontrarem.

Todo o ano eu me animo para o meu aniversario. Todo o ano as pessoas se animam e me desejam feliz aniversario. Esse ano, pela primeira vez, muita gente que ta longe me perguntou "vc nao ta com medo, afinal voce ja esta chegando perto do 30? Ja ta ansiosa, angustiada etc etc etc?"

É um pensamento estranho esse. Nunca tinha me ocorrido que eu devia estar tensa, ansiosa, e que um numero externo tivesse um acesso secreto ao meu mundo interno. Acho que se eu tivesse medo seria de "nao chegar" aos 30, aos 40, aos 50, 60, 70, 80, e vendo a minha vó viajando o mundo aos 86... de nao chegar bem como ela aos 90!
Que paranoia é essa que aflige tantas pessoas num mundo que nos que temos acesso a tantas coisas, podemos viver muitas vezes tao bem e por tanto tempo ? Eu gosto das voltas ao sol, pq volta é movimento. E movimento é vida! E as voltas vão continuando.. nao sabemos bem até quando... mas enquanto elas vão continuando eu vou celebrando a vida.

6 comentários:

Carlos disse...

Feliz aniversário! Acho muito legal o seu jeito de ver as coisas. Outro dia li um rapaz comentando o aniversário dele de um jeito muito angustiante. O seu jeito é super tranquilo. Enfim, viva a diversidade.

Abraços.

Anônimo disse...

Ju, mais uma vez: Feliz Aniversario!!!!!!! Vi suas fotos e como escrevi no facebook... eu imagino que quando vc estiver celebrando os seus 80, ainda vai estar virando de ponta cabeca!!!!
Saudade
Caue

Marcela disse...

Oi Julieta,

Feliz aniversario! Acompanho o seu blod ha pouco tempo, e gosto bastante de ouvir as suas experiencias.

Nao esquenta com essa estoria dos 30 anos e de se angustiar. Idade e uma questao de estado de espirito. :)

Bjs,

Marcela

Julieta de Toledo Piza Falavina disse...

Carlos!

Pois é eu nao entendo que nao gosta de fazer aniversario ;) Mas viva a diversidade!

Caue,

Inshallah :)

Marcela,

Obrigada!!!! Eu concordo com vc completamente! Acho uma loucura isso das pessoas ficarem tao obcecadas!

Aleksander Aguilar disse...

Feliz aniversário, Julieta.

Baxt disse...

Cara, eu fiz 32 e alem da estranheza com os numeros que agora tem "3" na frente, o resto continua igual. Voce vai tirar isso de letra.
(me convida pro seu aniversario no ano que vem? Fiquei com vontade de encontrar essas pessoas todas, hehehe)
Parabens!!