sexta-feira, julho 06, 2007

The Pursuit of Happiness


Ontem assisti ´The Pursuit of Happyness´, que em portugues eu acho que se chama ´Em busca da felicidade´ou qualquer coisa do tipo. Eu tinha ouvido falar que era um bom filme, não sei de quem e não sei quando. Bom, eu detestei o filme... são tantas as razões que fiquei debatendo se devia ou não escrever sobre ele. Em poucas linhas, o filme se diz baseado em fatos reais ( e quando um filme começa assim, ja se desconfia que deve ter sido muito ligeiramente...) sobre a vida de Chris Gardner. Alguém já tinha ouvido falar nesse homem ?? Pois é, imagino que não muitos, eu nunca havia ouvido falar nele, o que não é de se surpreender considerando que ele é de uma area que não me interessa muito. Enfim, ele nada mais é que um homem de classe média que acabou chegando a total pobreza, e dormindo em abrigos para depois virar um ´self made millionaire´ através de ´stockbrokerage ´. Só Hollywood mesmo, para fazer um épico de um milionário... Ainda se fosse um milionário que tivesse revolucionado alguma coisa, criado uma coisa incrível, mas não um cara que ficou rico com stockbrokerage...

Assistindo o filme, eu me lembrei de uma aula de historia que eu tive quando ainda fazia universidade em NY. Nesta aula, o professor, que aliás é um dos melhores professores que eu já tive, perguntou aos alunos da classe quem era a pessoa que eles mais admiravam. Para minha total surpresa a resposta da maioria foi: Donald Trump!!. Meu professor e eu ficamos deprimidos, percebendo o estado de uma sociedade que admira meros acumuladores de dinheiro, não um filósofo, ou professor, matemático, artista, ninguém que tivesse produzido conhecimento, ou criado alguma coisa ou conhecido por defender alguma causa, não apenas um homem rico...

E The Pursuit of Happyness (escrito errado de propósito) é um filme meio assim, que tenta fazer uma estória comovente de um homem que quer virar rico. Deixando isso de lado, pois de fato ninguém quer passar fome, e não ter dinheiro para pagar o aluguel, eu quero falar de um outro aspecto que me incomodou um pouco mais: The American Dream. Esse filme na verdade é um filme sobre o American Dream. Sobre o homem pobre que consegue superar todos os desafios para conquistar o seu sonho ( ser contratado pela firma...). Deixando de lado o sonho em si, o que eu acho mais problemático é que o filme tenta passar aquela velha idéia americana de que quem tenta realmente ( try hard enough) consegue, e de que quem nao conesegue é porque nao tentou o suficiente. E essa é a maior mentira que existe! É só observar os milhares de imigrantes chineses, africanos, sul-americanos etc que tentam, o dia todo, o tempo todo e não conseguem para ver quão estúpido é esse conceito.

O problema é que essa mentira tem conseqüências mais graves. É ela que mantém o estado sem dar nenhuma assistência a seus cidadãos. Afinal de contas, quem quer consegue, e quem nao conseguiu é por que não quis o suficiente e isso não é problema meu! É usando esse tipo de Junk que o cidadão americano rejeita todos os programas sociais, e vive numa sociedade de individuos. ´The Pursuit of Happyness´, não intencionalmente, diz muito sobre os problemas da sociedade americana, onde a busca individual pela felicidade de um, em detrimento de muitos, é o sonho americano.

Nenhum comentário: