terça-feira, novembro 20, 2007

Mais uma Volta ao Sol


Ontem foi meu aniversário. Eu não sou muito de ligar para as típicas celebrações. Nunca fui. Não fui a festa de formatura da escola, nem a da Universidade, nunca liguei para Natal, ou a festa de final de ano. No entanto, eu adoro fazer aniversário. É uma sensação estranha de ter dado mais uma volta ao sol desde o dia em que cheguei a terra.

Ano novo, é legal, mas é muito artificial, é um ano do último ano, um negócio meio arbitrário.. Quando é ano novo das tradições que seguem as estações eu gosto mais. Ano novo Iraniano (assim como outros), por exemplo, começa na primavera... Não há como não me emocionar pensando em Perséfone que mais uma vez abandona Hades para voltar a terra... para florescer.

Esse ano, passei meu aniversário em Salzburg. Um aniversário cheio de surpresas preparadas pelo Haiko. Incluindo um concerto na sala onde Mozart tocara no passado. Com um pianista fenomenal que tocou Mozart, Bethoven e Chopin sem partitura. Um final de semana cheio de pequenos detalhes, de graus que abaixavam enquanto a temperatura do chocolate quente subia.

NO dia do meu aniversário, o dia nasceu lindo, o céu azul, a neve branca e esfarelada... Subimos a montanha, caminhei pela neve e sentei me num banco olhando os Alpes. Esperei ansiosamente a hora e o minuto do meu nascimento há 26 anos atrás. Olhando as montanhas, meditando, respirando, sentindo o sol na face, esperei. Quando o minuto chegou eu me emocionei. Emocionei-me como nunca de pensar que eu estava completando 26 voltas. Emocionei me em pensar que naquele minuto há 26 voltas atrás eu respirava o ar pela primeira vez. E é incrível o que a atenção nos permite sentir quando refletimos sobre as coisas mais banais. Senti um senso de justiça, de saber que não importa quem vc é, quão rico ou quão pobre... quão alegre ou quão triste, quão apressado, ou quão calmo.... só se dá uma volta ao sol por ano. E nesse minuto senti aquela sensação mais um vez, de forma mais intensa e mais consciente, a sensação de que a vida é um eterno recomeço.

Nenhum comentário: