quarta-feira, março 10, 2004

Nao conheco os passos dessa estrada...




Comeco hoje mais um Blog. Longe de casa estah la abandonado as moscas. Algumas pessoas me escrevem perguntando quando eu volto a escrever e eu respondo que volto nao. Longe de casa fez parte de mim e ironicamente me parece que na verdade que mais longe de casa estou agora sem as pessoas que faziam a minha casa aqui. Leila no Marrocos, Jocelyne no Texas...

Assisti algumas semanas atras a uma palestra da Azar Nafisi, escritora Iraniana que escreveu "Reading Lolita in Tehran". Muito do que eu li e ouvi dela me marcou no entanto, uma frase me marcou mais e eu continuamente a repito..

' Nao ha nada mais perigoso do que se sentir em casa, em casa."

Segundo Nafisi, quando nos sentimos em casa na nossa casa deixamos de questionar valores, conceitos, aceitamos tudo sem nos questionarmos. Quando longe de casa, somos obrigados a criar nossa propria casa, nosso proprio lar, com nossos valores, conceitos e duvidas. Longe de casa por tanto sempre sera esse meu lar.

Mas aqui comeca "descolonizando a mente" pois longe de casa sou um novo eu. Esse novo eu tem a cada dia mais duvidas e se percebe cada dia mais colonizada. Enfim, essa nova Julieta usa tambem oculos. Ainda pretendo escrever aqui a importancia que esses oculos adquiriram para mim. Nao apenas por ser capaz agora de enxergar matizes antes esquecidas mas por estar aos poucos atras deles desenvolvendo uma nova personalidade.

Sejam portanto todos benvindos...

Nenhum comentário: