terça-feira, março 16, 2004

Rabbit Proof Fence



Dirigido pelo australiano Phillip Noyce Rabbit Proof Fence conta a estoria real de Molly Craig uma menina aborigene que conduz a prima e a irma na fuga de uma instituicao governamental australiana.

Western Australia,1931. A constituicao dava direito ao governo australiano de retirar todas as criancas mesticas das reservas aborigines. Essas criancas eram mandadas a um campo do governo para serem ocidentalizadas e treinadas e assim virarem servicais. Um dos objetivos do campo era o de eliminar uma terceira raca. Essas criancas mesticas eram casadas com brancos para que os tracos aborigenes desaparecessem.

O filme comeca com Molly, sua prima Gracie e sua irma Daisy cacando e andando com a avo e mae por Jigalong ( lugar onde moram e tambem nome do povo e lingua). Logo em seguida somos introduzidos a Neville, chefe de assuntos aborigenes que explica a politica empregada. Vemos tambem um oficial examinando a aldeia e procurando criancas mesticas. A cena seguinte eh terrivel, jah com o mandato o policial volta para levar as meninas embora.



Molly Craig, sua prima Gracie e sua irma Daisy sao arrancadas de sua familia e levadas a um campo ha mais ou menos 2400 km de distancia de Jigalong.





Freiras tomam conta do campo e as criancas sao proibidas de falarem outra lingua que nao o ingles. Sao acordadas para irem a igreja e no caminho veem uma menina trazida pelo "rastreador". A menina eh colocada num quartinho escuro e nao se sabe direito o que acontece com ela. Ainda assim Molly resolve fugir e levar consigo sua prima e irma.



Para se orientar Molly segue a rabbit Proof fence uma cerca que cruza o pais.



O filme eh interessantissimo alem de ser muito bonito. Essa geracao de pessoas retiradas de suas aldeias eh conhecida como a geracao roubada.

Nenhum comentário: