quinta-feira, maio 28, 2009

Os Irmaos Karamazov



Estou lendo "Os Irmaos Karamazov" (IK daqui para frente) e apesar de esse nao ser o momento ideal ( tenho prova semana que vem) desde que comecei nao consigo parar. Nao que seja um desses livros que de para ler rapido, e sem parar. Nao. Os IK eh para ler devagar, para pensar. Deixar de lado, ir aos poucos, lembrar dele durante o dia, conversar a respeito. E desde que eu comecei eu nao paro de pensar no livro.

O ano passado, eu fiquei amiga de um filosofo alemao muito intenso ( eu sei redundancia) e num certo dia que eu ia encontrar o James e o filosofo estava comigo, resolvi apresenta-los. O James eh uma das minhas pessoas preferidas em Londres. Esta terminando seu doutorado em matematica, adora filosofia, e me disse uma vez categoricamente que eu precisava ler o IK. E o James nao eh uma pessoa que diga coisas categoricamente, ele vive de mansinho!

Assim que eu levei o meu amigo filosofo para o bar onde eu iria encontrar o James, e em poucos minutos eles comecaram a falar do Hubert Dreyfus. Os dois tinham baixado as aulas do tal Dreyfus, e as tinham no celular/Ipod. Eu fiquei perlexa. Como assim? Existem pessoas que tem aulas de filosofia no Ipod/cel ? Existem, e eu tinha tido a proeza de conhecer duas delas, e que ainda por cima carregavam o mesmo professor de filosofia!

Nesse mesmo dia, meu amigo filosofo tambem me recomendou ler os IK. E entao adicionaram " Mas faca isso seguindo o curso do Dreyfus". Confesso que no dia achei meio loucura, e passaram se meses ate eu me deparar com o IK e comecar a ler. Em poucas paginas eu ja estava fascinada. Eu me lembrava vagamente de ler lido Crime e Castigo ha muito tempo, mas acho que era muito nova para entender. De repente eu descobri o Dostoyevski, e eh claro me encantei.

Procurei o velho e-mail onde o James me mandara as aulas do Dreyfus e resolvi descobrir quem ele era. O Dreyfus eh professor de filosofia na Berkeley. Ele eh considerado um dos maiores especialistas em Heidegger, e tambem existencialismo. A Berkeley coloca muitas das suas aulas online. No e-mail do James encontrei o link. O link era de um curso do Dreyfus sobre literatura e existencialismo. Baixei as tais aulas e comecei a ler o livro.

E eventualmente comecei a ouvir as tais aulas tambem. E eh simplestmente fascinante! Quem ja leu o livro eu recomendo ouvir as aulas! Quem nao leu eu recomendo ler com o Dreyfus porque de fato o livro ganha um outro significado. Quem quiser acessar o site dessa aula na Berkeley clique aqui. E assim que agora nos somos varios os que tem o Dreyfus no Ipod. E eu aproveitei e baixei o audiobook do IK. Mais facil do que levar um livro de 1000 paginas para Asia. E nao ha a menor chance de eu ir sem eles!

4 comentários:

Baxt disse...

Olha, agora la vou eu baixar mais coisa para ouvir. Eu costumo escutar um podcast de filosofia (olha so, vc agora conhece tres pessoas com aulas de filosofia no ipod) chamado "Philosophy bites." Sao entrevistas com filosofos modernos, bem bacana. Imagino que seja menos profundo que as aulas do Dreyfus, mas recomendo.

Eu e o Marido estamos indo fazer o caminho de santiago na proxima semana (so 15 dias, nao o caminho todo) - sera que eu devia levar as aulas do dreyfus?

(alias, vc nem respondeu meu comentario sobre viagens para lugares caoticos... deve ter me achado uma chata preconceituosa :)

Unknown disse...

Barbara!!! Eu nao tinha visto o seu comentario :) nossa voce achou a Italia caotica??? Entao, realmente NAO va para a India :) Eu entendo. Eu entendo os dois lados. Quem trabalha o dia todo, e ai quer descansar a ultima coisa que vai querer normalmente eh mais perrengue :) ja quem fica assim de estudante part time :)

as aulas do dreyfus sao legais porque ele vai indicando o que ler, e faz referencia a isso depois. entao, ele mesmo diz o que vc precisa saber para fazer a aula. essa de literatura nao eh dificil!!

que legal que vc vai fazer o caminho. entao quando a levar as aulas. depende da sua intencao eu acho. se for para fazer o caminho tipo experiencia retiro.. parar a mente, absorver o lugar acho melhor nao filosofar ;) mas se for para se for mais uma viagem, com um pouquinho de tudo vc leva, se der vontade escuta, se nao, deixa de lado :)

Anônimo disse...

Hey Julieta!
Talvez vc já saiba disso, mas se quiser ir a fundo no Dostô, não em termos de literatura, mas mais em termos de filosofia linguística, dê uma olhada nas coisas do Bakhtin! Coloque tb em sua maleta, se couber, o Problems of Dostoevsky's Poetics: http://books.google.com/books?id=MkXAzSbkU8QC&printsec=frontcover e o Dialogic Imagination: http://books.google.com/books?id=JKZztxqdIpgC&printsec=frontcoverOu não coloque, suba o morro n#ao leia nem pense em nada por dez dias! :)
Bjim,
George

Victuri disse...

entrei na net e digitei... irmãos karamazovi blog... deixei com o i na esperança dele ter sido conservado no titulo... ai encontrei esse blog uashuashas
esse livro mudou minha vida... e até hoje é meu preferido...