quinta-feira, março 08, 2007

PSV X Arsenal

No ano que morei em Amsterdã, adotei o PSV Eindhoven como meu time. Para o Haiko que torce para o Ajax isso foi a maior traição, ainda mais morando em Amsterdã. Mas fazer o que eu achei o PSV muito melhor. E já que eu ia escolher um time que fosse o que eu gostava mais de ver jogando. Isso se provou sábio no final do campeonato.

Ontem então para ver o PSV jogar contra o Arsenal fomos ao De Hems, segundo o Haiko, o único bar Holandês em Londres. Chegamos cedo, e o bar estava lotado. O que não é de se espantar considerando que os ingleses vivem nos seus PUBs. O que era de se espantar no entanto, era o tanto de ingleses que tinha para ver o jogo num Pub holandês. Pensei que talvez fossem os ingleses que não ligam para futebol, estavam ali por acaso, ou os ingleses que ligam mas não se importavam com o Arsenal, quem sabe ate os que odeiam o Arsenal e estavam ali para se juntar ao torcedores do PSV. Mas para o meu espanto não, a grande maioria de ingleses que la estava, estava para torcer pelo Arsenal em meio aos Holandeses, e torcedores do PSV. Estavam certos que o time britânico ganharia. Talvez pensassem não haver lugar melhor para ver a vitória do seu time, do que no pequeno reduto do oponente.

Mas não. Com dois gols do Alex, um contra, e um a favor. O PSV se classificou para próxima rodada. Para o grande choque dos Ingleses. Para a enorme alegria dos torcedores do PSV. Quando o gol saiu no final do segundo tempo eu senti uma onda intensa de alegria passar por mim. E não pude deixar de pensar em como é barata essa alegria, esse sentimento de satisfação. Olhando para o rosto de derrota do inglês na arquibancada fiquei triste. Por que será que uma vitória quase sempre implica na derrota do outro? E como é que podemos no sentir tão alegres diante do desapontamento de outrem. E mais incompreensível ainda, por que que aqueles ingleses queriam ver o Arsenal ganhar na casa dos derrotados (caso isso tivesse acontecido)?

Nenhum comentário: