sábado, junho 02, 2007

Hometown Baghdad

Eu sei que somos todos os mesmos. Você sabe que com algumas variações culturais somos os mesmos. Sabe-se que o nosso cérebro não mudou muito em milhares de anos. Sabemos que temos a habilidade de sentir as mesmas coisas. Sei que a variação de língua e de cultura produz alguma diferença, predominantemente, no entanto, somos todos iguais. Eu sei disso, o cientista sabe disso, o antropólogo, o psicólogo, então porque será que assistir a uma série de vídeos colocada no ar pelo Hometown Baghdad me deixa sem fôlego ?? Talvez seja porque grande parte da mídia, e dos políticos insistam em agir como se fôssemos muito diferentes. Tratando o mundo e as pessoas, como algum sócio-evolucionista, um Spencer do passado, como se houvesse uma hierarquia de sociedades.

E é assim que assistindo Hometown Baghdad eu vou ficando sem fôlego. Assistindo a vida de 3 Iraquianos como eu ou você, vivendo nas dura realidade atual do Iraque. Foi colocado no ar não sei por quem, e nem sei como, o que sei é que uma série de pequenos vídeos de aproximadamente 2 minutos sobre a vida de 3 meninos em Baghdad. Os videos, são do dia a dia, a vida de 3 pessoas no Iraque. Como é de se esperar há alguns vídeos dramáticos. Irônicamente, no entanto, os que me deixam mais tocada, são os vídeos das coisas simples, que aliás no Iraque agora, nunca são tão simples assim.

Quem quiser assistir segue o link:

http://www.hometownbaghdad.com/

Nenhum comentário: