quinta-feira, junho 07, 2007

Resistência

'I want all British troops withdrawn from Iraq now' (postcard)
´The lowest form of resistance is to survive´

Haifa Zangana, nocauteou muitos com essa frase. Haifa, autora iraquiana torturada durante o regime de Saddam, era uma das palestrante que falou nessa segunda feira, aqui em Londres contra a ocupação do Iraque.

Ao ser perguntada se não seria pior a total retirada das tropas, Haifa transbordou com voz que ganhava mais força a cada palavra.

´Essa pergunta é racista! Eu sei que ela vem da preocupação de alguns, do sentimento de culpa, e por isso eu respondo, eu tento responder, mas essa pergunta é racista! Nós iraquianos vivemos juntos a centenas de anos. Sunita, Xiita, Curdos, nós já vivíamos juntos muito antes de vocês virem nos ´liberar´, muito antes de vocês virem dividir e colonizar, muito antes de enfatizarem sectarismos! Nós não precisamos dessas tropas! As coisas estão piores a cada dia! Vão embora! Enquanto vocês nos ocuparem haverá resistência!´

Zangana, junto com Dahr Jamail respondeu durante duas horas perguntas da apresentadora e dos ouvintes. Falaram da realidade de quem vive em Bagdá. Da dificuldade que é de se comunicar afinal com apenas 1 hora de eletricidade por dia, TV, Internet não estão nas prioridades. Falou das dezenas de horas que se passa na fila para conseguir um pouquinho de gasolina, nos carros que explodem todos os dias, nos death squads treinados pelo EUA, no 1 milhão de iraquianos mortos, nos médicos que não podem atender ninguem, nos refugiados, no grave risco que se corre todos os dias ao sair na ruas.

´E nós saímos, pois temos que continuar a nossa vida. Sobreviver é uma luta diária. And in a sense the lowest form of resistence is to survive!´

Nenhum comentário: