quarta-feira, junho 27, 2007

Para lá de Marakesh ...

Koutiubia Mosque


Finalmente vou conhecer o Marrocos. Se tem um país que faz tempo que eu estou para visitar é o Marrocos. Ontem, compramos nossas passagens para passar 20 dias neste pequeno ( mas nem tanto) reino ao Norte da África. O meu fascínio pelo Marrocos deve ter começado quando eu aprendi a tocar Qualquer Coisa do Caetano. Foi a primeira música que eu gostava mesmo que eu aprendi. Quem já fez aula de música deve saber ao que eu me refiro. Você querendo sair tocando tudo, e o coitado do professor insistindo nas escalas e no cai cai balão, meu limão meu limoeiro e afins. Na verdade mesmo, eu ouvi Qualquer Coisa, num show do Caetano com o Gil, no Palace em São Paulo... primeiro show que eu fui... devia ter uns 11 anos. Naquela época eu não sabia muito bem o que era ficar para lá de Marrakesh, e nem tampouco Tehran. E quem diria que muitos anos depois eu faria faculdade em NY e acabaria estabelecendo forte relações com uma Iraniana, e 3 Marroquinos ??

Fazer faculdade fora e morar on-campus acaba sempre assim fazendo um ter amigos espalhados pelo mundo. Deixando a Iraniana Sara para um outro post, falarei um pouquinho dos 3 marroquinos que hoje são parte da família que eu escolhi. Leila, Mounia e Mustapha.

Primeiro conheci a Mounia, amiga de um amigo meu, uma mulher linda, talentosa, que tudo que fazia, fazia bem. Ela me apresentou a Leila com quem acabei indo morar, e no fim fui trabalhar para o Mustapha, meu professor de post-colonialism e lingüista. Com os três aprendi e vivi num mundo de sociologia, arte, música, fotografia, post-colonialism, antropologia e pintura. Mustapha, é um homem absolutamente fenomenal, que faz as pessoas que estão a sua volta mais conscientes dos seus próprios discursos. Um homem que muda as pessoas. Muda para melhor. Um professor que se importa em saber tudo que os alunos pensam. Um patrão que busca dar o melhor ao seus empregados. Um pai e marido que envolve a mulher e filhos em tudo na sua vida. Leila também era assim, preocupada com o mundo. Brava, séria e absolutamente generosa.

E agora finalmente vou ver de onde eles vem. Que lugar os tornou tão generosos. Que lugar os fez tão conscientes . Vou ver o mundo de Fatema Mernissi. O mundo dos Berbers, de alguns Tuareg. O mundo de Fès, Casablanca e Rabat. Finalmente eu vou para lá de Marrakesh e o papo não vai ser qualquer coisa...

Nenhum comentário: